quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Fígado acebolado com redução de balsâmico

Esta receita de fígado é do livro Nigella Express. Eu sei que fígado é algo que nem todos gostam e alguns nem sequer provam, mas eu gosto e tenho lá minhas companheiras de fígado! ("companheira de fígado não soa bem) Anyway... fiz meu almocinho com arroz, feijão preto, farinha e fígado acebolado! Não tinha fatias de bacon no supermercado, então comprei cubinhos, e cortei o fígado em várias fatias bem finas e menores, e não como diz na receita. Também temperei o fígado com 1 col. chá de sal. A receita abaixo está copiada mais ou menos como está no livro, quem quiser ler exatamente como está, veja o screenshot mais abaixo que fiz no meu celular. Fiz essa receita na casa da minha maior companheira de fígado e fez o maior sucesso como tira-gosto. Até um cara lá que não costuma comer fígado provou e gostou.


4 fatias de bacon
1 colher chá de azeite de alho
1 cebola roxa pequena cortada ao meio e depois em fatias finas
350 g de fígado de vitela em pedaços bem finos (cerca de 4 pedaços longos e finos) *eu gosto de fazer tirinhas
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 col. sopa de água
1 col. sopa de salsinha picada

Cozinhe o bacon no azeite até ficar bem crocante. Remova com um papel toalha, que vai absorver o excesso de óleo, e embrulhe num papel alumínio folgado mas bem fechado.

Refogue a cebola na mesma panela até que fique bem macia e começando a chamuscar.

Na mesma panela, cozinhe o fígado por cerca de 1 e 1/2 minuto de cada lado, ou mais se os pedaços não forem tão fininhos. Reserve.

Deglace a panela rapidamente com o balsâmico e a água (se quiser mais molho coloque mais), deixando ferver um pouco até dar uma engrossada.

Cubra o fígado com o molho e as cebolas, coloque o bacon quebradinho e a salsinha por cima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário