terça-feira, 17 de setembro de 2013

Plumcake al cioccolato (Bolo de Chocolate italiano)

Esta receita está traduzida do italiano, retirada diretamente da página de Giallo Zafferano.
  • Dificuldade:
    Media
  • Cozimento:
    50 min a 1 h
  • Preparação:
    30 min
  • Custo:
    Medio
Minhas fotos não estão muito boas, primeiro porque a gula foi grande e comemos logo sem eu conseguir arrumar o bolo num prato mais bonito pra tirar foto. E depois que eu não tenho a forma tipo de pão de forma pra 1,5L, então fiz numa grande redonda com furo no meio. Aconselho dar uma olhada na página original (link acima). NOTA IMPORTANTE: Plumcake em italiano não significa torta de ameixa, como no inglês. É simplesmente um bolo, nessa forma de pão de forma. É bem fofinho e delicioso. Existem vários tipos, doces e salgados, como com queijo, com legumes, com iogurte, com chocolate, com cereja...


Ingredientes:
250 gr manteiga 
200gr açúcar
50 gr mel
2 ovos 
250 gr farinha de trigo
25 gr de cacau em pó
10 gr fermento tipo pó royal 
1 colher cheia de açúcar de baunilha
200 ml de creme de leite fresco de preferência
150 gr de chocolate amargo

Para decorar açúcar de confeiteiro polvilhado ou chocolate branco derretido.

MODO DE FAZER: 
colocar na tigela da batedeira ou planetária a manteiga amolecida com açúcar, mel e baunilha. Bata até fica espumoso e, em seguida, adicione os 2 ovos, um a um e devagar, sempre batendo. Quando a mistura é leve e macio e bem homogênea, adicione o chocolate amargo derretido (derreta no microondas previamente e deixe amornar um pouco antes de misturar).

Em uma outra tijela misture a farinha, o cacau em pó e o fermento e adicione aos poucos à mistura preparada anteriormente de manteiga alternando com o creme de leite MORNO. Mexendo com uma colher de pau continuar alternando a farinha com o creme.

Unte e enfarinhe (ou forre com papel manteiga) uma forma de pão do tamanho de cerca de 30x10x8 cm (e 1,5 litros de capacidade) e despeje a massa. Cozer durante cerca de 50 minutos a 180 ° C (forno de ventilador ou 200 C forno estático por 1h). Se o bolo estiver querendo queimar por cima basta cobrir com papel alumínio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário